• Márcio de Avila Palermo

COMO COMPARAR PROVAS DE TRAIL RUN

Mas porque é importante comparar uma prova com outra?


Simples, vai poder estimar a duração de uma prova e com isso montar treinos mais específicos e eficientes para o desafio que te espera. Esse conhecimento pode afetar também os equipamentos e estratégias de ritmo, alimentação e hidratação.


Em muitos casos, pode definir se você está apto ou não para fazer provas com pontos de corte, que são pontos onde se deve passar antes de um horário limite, senão você é eliminado e sem direito à medalha de participação. Ruim né?


Bem, mas isso tem como ser evitado e é isso que vou te ensinar agora.


Sabemos que as distâncias das provas de trail variam muito, assim como sua altimetria e terreno. Mesmo assim, há como ter maior assertividade na estimativa de duração de uma prova trail fazendo 2 passos simples:


PASSO 1


Achar a inclinação média positiva da prova alvo, que é encontrada com o simples cálculo da (ALTIMETRIA POSITIVA(m) / DISTÂNCIA(m))x100. Ou seja, divide a altimetria positiva pela distância e depois multiplica por 100. Tudo em metros.


No exemplo da prova alvo abaixo são 720m positivos e 9760m de distância. A inclinação média fica 7,3%. Faça o cálculo aí.



PASSO 2


Para estimar o tempo de duração que você faria nessa prova alvo, procure uma prova ou treino que fez recentemente e faça o cálculo da inclinação média, até achar alguma com percentual mais parecido possível.


PASSO 3


Pegue o PACE MÉDIO (tempo médio que percorreu 1km) desta prova/treino e multiplique pela distância da prova alvo. Vai achar a duração estimada da prova. Pronto!


Agora é só fazer algumas outras ponderações que vão acrescentar ou diminuir a estimativa final. Mas isso é assunto para outro post.


Eu montei um manual + checklist para estudar as provas de trail com rapidez e eficiência. Clica nesse link e baixe ele grátis. É meu presente pra você que chegou até aqui. ;-)


Bem, obviamente que esse não é o único fator que influencia e que deve ser levado em conta, mas já te dá mais uma ferramenta para aumentar seu entendimento e controle sobre treinos e provas.


Forte abraço!

@marcio.palermo

0 visualização

Segue aí