• Márcio de Avila Palermo

Equipamentos para começar no trail run

Se você pretende fazer sua primeira prova de corrida em trilha, esses são os equipamentos mínimos para começar com segurança ou evitar “nem largar”.


Praticamente todas as provas de trail run exigem algum tipo de equipamento obrigatório, a maioria com o objetivo de garantir o mínimo de segurança do atleta. Quanto maior a distância, maior a lista de exigências.



Trail Trainning Camp de 2019 em Garopaba/SC


Os organizadores costumam fazer a conferência junto à retirada do kit e se você não tiver algum deles, nem recebe o numeral para largar. Por isso, leia com atenção as regras do evento, de todos os eventos, pois é comum haver diferentes exigências.


A lista abaixo tem equipamentos que costumam ser obrigatórios e outros altamente recomendáveis:



Tênis de Trilha

Considero o equipamento que mais influencia na segurança e performance do atleta. Principalmente em dias de chuva onde o terreno fica muito escorregadio. O normal é termos um tênis de trilha para dias secos, onde as garras do solado são mais baixas e outro tênis para dias de chuva, com garras mais altas e espaçadas entre si, permitindo melhor aderência ao solo.


Hoje em dia, todas as principais marcas de tênis de corrida de rua têm sua versão para trilhas, busque o que melhor se adapte aos seus pés.


Sistema de hidratação

É o cinto ou mochila que vai levar sua água durante o percurso. Estes variam de capacidade. Recomendo comprar uma mochila já de 10 litros, pois te dará uma auto suficiência para provas e treinos curtos, médios e até longos.


Nesta mochila o reservatório de água deve ter no mínimo 2 litros de capacidade. Algumas mochilas tem sistema de acoplagem para garrafinhas extras de água. As garrafinhas estilo “soft flask” são moldáveis e melhores de manipular ao longo da corrida. Algumas provas exigem algum recipiente/copo para que o atleta possa tomar a água dos pontos de hidratação.


Apito

É o equipamento de segurança com a finalidade de avisar os outros que está em situação de perigo. Precisa estar sempre à mão, ou seja, não pode ser escondido no fundo da mochila, mas ao lado da alça, de fácil acesso caso precise.


Algumas das situações onde vai utilizá-lo: Ao se sentir perdido(a) na trilha. Ao cair em algum ponto e precise de ajuda para ser resgatado(a). Para pedir ajuda caso outros atletas estejam em perigo.


Manta térmica:

É uma manta ou cobertor laminado que ajuda a manter a temperatura do corpo constante. É mais requisitado em locais de clima frio.


Anorak e Corta Vento:

Anorak é um casaco 100% impermeável. O corta vento tem o objetivo de proteger do vento, mas costuma ter uma certa resistência à chuvas leves. Obviamente são equipamentos fundamentais em dias com essas condições climáticas.


Celular

O celular é o meio para pedir ajuda. Portanto, ter o cuidado de manter a sua bateria 100% carregada desde a largada vai garantir não só as suas fotos e vídeos, mas também a sua segurança.


Estes equipamentos são sugestões que variam conforme a distância, altimetria, duração, ambiente e regras das provas. Ler o regulamento é sempre necessário para estar pronto no dia da prova e para treinar com antecedência e se adaptar à estes materiais.


Neste link aqui você pode baixar um manual de estudo da prova completo e garantir que não vai deixar nenhum detalhe passar. Confere lá, é um presente pra você.


Fica à vontade para entrar em contato via instagram @trailrunningsports


Abração

Márcio de Avila Palermo

@marcio.palermo

Segue aí