• Márcio de Avila Palermo

O TESTE PARA TRAIL RUNNERS

Você sabe qual o seu limite?


Bem, esse é meu objetivo nesse post, te ensinar a encontrar os seus limites para não quebrar mais nas provas, e com isso, até fazer sua melhor marca.


Temos basicamente três desafios em cada prova trail run: subidas, descidas e planos. Nesse contexto, definir apenas um fator de controle para manter o ritmo ideal em cada uma das 3 características é algo muito difícil, mas isso não significa que não deva ter referências.


O teste é perfeito para iniciantes ou para ultras que vivem quebrando nas provas.



TESTE PARA TRAIL RUNNERS

Equipamento: Relógio com medidor da FC (Frequência Cardíaca).

Percurso: Pista ou rua metrada e plana.

Duração: 12min.


Passo 1: Aqueça por 10 à 15min.

Passo 2: Observe se o relógio está funcionando e quando se sentir bem, inicie o teste.

Passo 3: Corra a maior distância possível em 12min. É um teste máximo.

Passo 4: Anote a FC média (somente dos 12min, não conte o aquecimento)


O seu limite será a FC média obtida no teste.


Mas e agora que você já sabe seu limite, como utilizar ele na prática?


Como via de regra, nunca ultrapasse ele em suas provas. Mas se for ultrapassar, lembre-se que sua capacidade de sustentar ritmos nessa FC limite é de no máximo 12 min, por isso, faça com inteligência.


Bem, espero que tenha gostado desse conhecimento que compartilhei com você, considero ele um dos mais importantes para realmente evoluir no trail run.


Importante: Antes de iniciar um teste máximo como esse, visite seu médico e garanta que está apto a realizá-lo.


Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.

Forte Abraço

Márcio de Avila Palermo

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