• Márcio de Avila Palermo

Trail Run: caminhar é um erro?

Caminhar nas provas de trail faz parte da rotina não só de iniciantes, mas também de atletas da elite. A questão é que podemos considerar algumas caminhadas como um acerto e outras como um erro.


Vamos partir do princípio que ninguém quer caminhar e que às vezes é necessário pois o terreno é muito íngreme e/ou acidentado.


Mas você sabe diferenciar quando a caminhada é um ajuste de ritmo ou um erro?





Trago aqui alguns cálculos para defender a teoria que pelo menos no plano “corrível”, caminhar é um erro.


Na tabela abaixo, observe o tempo que se perde ao ter que caminhar ao invés de correr no plano a cada 100m, 500m e 1000m. O ritmo de caminhada referência foi o pace de 9min/km ou 6,7km/h, que é uma caminhada em ritmo cansado.




Exemplo 1 (amarelo): Se você corre pace 5min/km e caminhar à pace 9min/km, estará perdendo 4 min à cada quilômetro, ou 2 min à cada 500m ou 24 seg à cada 100m.


Exemplo 2 (laranja): Se você corre à pace 6min/km e tiver que caminhar à pace 9min/km, estará perdendo 3 min à cada quilômetro, ou 1min30seg à cada 500m ou 18 seg à cada 100m.


Numa prova, quantas posições você subiria caso fizesse 1, 2 ou 4min mais rápida? Não parece mas faz muita diferença né?


Na prática a questão é a seguinte: Quando a caminhada é fruto da RECUPERAÇÃO de um ritmo anterior, ela é considerada NEGATIVA, portanto, um erro que fará você perder tempo.


Matematicamente falando, o tempo que se ganha forçando uma subida, precisa ser maior que o tempo que se perde ao ter que caminhar para se recuperar. O saldo precisa ser sempre positivo pra valer a pena. Mas alerto que essa é uma estratégia muito arriscada.


Portanto, se torna importante ajustar os ritmos para que no plano corrível, você SEMPRE corra. Defendo que essa devia ser a primeira estratégia para quem está iniciando e também para quem está buscando alta performance, pois é a base para utilizar outras estratégias mais competitivas.


Bem, este foi apenas um elemento que trago para a reflexão. São detalhes que se somam à outros e que te levarão a performances cada vez melhores e mais prazerosas.


Ficou com dúvida, entra em contato lá pelo insta @trailrunningsports


Forte abraço e bons treino!

Márcio de Avila Palermo

@marcio.palermo

0 visualização

Segue aí