• Márcio de Avila Palermo

Você treina ou pratica?

Para começar, se você sai pra correr sem a orientação de um treinador, ou seja, de um profissional da Educação Física com experiência em corrida de trilha, as chances são de que você não treina, apenas pratica o esporte. E não tem nada de errado com isso, apenas o fato de que em um você vai evoluir e no outro “Só Deus sabe”.


Abaixo vou te fazendo perguntas e a medida que for respondendo, vai perceber em qual das duas modalidades você melhor se encaixa.




Vamos lá…


Fez algum teste específico para trail identificando seus limites? Sim = Treino. Não = Prática.


Sabe se na sua prova alvo o fator determinante é o mesmo do fator predominante? Sim = Treino. Não = Prática.


Você estabelece algum controle nos treinos sobre alguma variável como velocidade, pace, frequência cardíaca, distância, altimetria, duração? Sim = Treino. Não = Prática.


Quando sai para treinar em grupo pelas trilhas, estabelece o ritmo de acordo com seus limites? Sim = Treino. Não = Prática.


Pensa os treinos à longo prazo, a partir de 6 meses? Sim = Treino. Não = Prática.


O fato é que não tem nenhum problema em querer praticar o esporte de maneira lúdica, como é feito o futebol ou vôlei de final de semana da gurizada. Na verdade é o primeiro passo para ver se realmente vai gostar e aí sim se dedicar e investir mais para evoluir.


O problema é você achar que vai melhorar somente através de dicas e vídeos pontuais que são oferecidos nas redes sociais. Claro que sempre se aprende um pouco, mas esse não é o caminho para estabelecer uma base sólida e saudável para quem quer realmente sentir e usufruir dos benefícios que o esporte traz.


Enquanto sua corrida estiver baseada em subjetivismos sem equivalentes objetivos, baseado em dados concretos dos limites fisiológicos que o seu corpo aguenta, tudo o que você tem feito, está mais para dar errado do que para dar certo.


A intenção aqui não é ofender ou julgar, apenas alinhar expectativa com realidade.


Forte Abraço

@marcio.palermo

23 visualizações

Segue aí